Há cada dia que passa percebe-se que o futuro do Brasil e da tecnologia está nas comunidades espalhadas pelo território nacional. Com sede de mudança e sonhando com outra realidade, diferente da que vivem, os jovens periféricos têm se fascinado com a área tech, tendo em vista a quantidade de vagas disponíveis e o crescimento de iniciativas e eventos que visam capacitar os jovens interessados e investir em seus sonhos. Engajado, estudioso e com determinação, José é o retrato deste perfil e graças ao empenho do garoto, ele embarca para Europa no dia 03 de junho.
O jovem de 18 anos foi um dos selecionados do “Desafio Liga Jovem” para representar o município de Belford Roxo, localizado na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, em Madrid, na Espanha. Estudante da Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek, onde recebeu o convite para participar do concurso e da Mais1Code, escola gratuita de programação.
Foi então que uma das professoras de José propôs que ele e seus colegas, já conhecidos por participarem de algumas seletivas, se inscrevessem no Desafio Liga Jovem: “Um coordenador de administração da nossa escola mandou a oportunidade para a nossa professora. Como já éramos conhecidos por participar de alguns concursos, aceitamos nos inscrever”. Ainda, o jovem conta que na fase inicial do processo seletivo que começou em novembro, havia cerca de 1200 equipes concorrendo em todo o país: “Foram mais de 1200 equipes inscritas. Destas, 600 mandaram o vídeo pitch que representava a segunda etapa do processo. 100 foram para a semifinal, 21 para a final e 6 equipes foram as grandes vencedoras. Uma delas foi o nosso projeto”.
A proposta do Desafio coincidia no desenvolvimento de uma startup, que servisse como solução para um problema social. A equipe de José criou a “Refugia”, destinada à imigrantes, refugiados e artistas, onde obras produzidas por eles seriam transformadas em NTfs pela startup.
Segundo o estudante, as expectativas com a seleção eram baixas, mas o que serviu de auxílio foram os conselhos de seus colegas e professores da turma de programação patrocinada pela empresa Cotabox em parceria com a Mais1Code: “Eu não esperava ter ganhado. Haviam vários projetos importantes e por mais que tenhamos nos dedicado e pesquisado muito, estava meio receoso. O que me ajudou a acreditar foi o fato dos meus colegas do curso validarem a ideia. Eu apresentei em uma aula e os professores, que são muito atenciosos, me tiraram dúvidas e disseram que teríamos chance de ganhar. Então, além do técnico, o curso me ajudou a ter confiança”.
José conta também que, apesar de morar no Rio de Janeiro, a final do concurso ocorreu no Bossa Summit, evento de tecnologia que acontece em São Paulo e nesta oportunidade, ele pôde andar de avião pela primeira vez: “Eu nem imaginava ir pra São Paulo. Foi uma experiência surreal pegar um avião pela primeira vez. Me sinto privilegiado por ter feito isso, já que algumas pessoas da minha faixa etária não conseguem ter a mesma experiência.” Além disso, o jovem comenta sobre o roteiro da viagem, que acontece em Junho: “Fomos convidados a ficar 7 dias e participar do South Summit, que é um dos maiores eventos de inovação do mundo, sediado pela Espanha. Até aqui, já foi uma experiência incrível, onde pude fazer diversos networkings e contatos com pessoas de todo o país, mas, tende a ficar ainda melhor após a viagem. Então, partiu Madrid!”, finaliza.